M.I.C.C.

Bem-vindo ao M.I.C.C. online, o serviço interactivo (grátis!) criado para resolver todos os seus problemas. ATENÇÃO: a utilização deste serviço digital deve ser complementada com a participação ao vivo num curso de formação intensiva dado pelos autores. Até ao fim de Setembro, estaremos todas as quintas, pelas 22.30, na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. Reserve já o seu bilhete. E os dos seus amigos. Como? através do nº 918971789 ou do mail fabricadepecas@gmail.com

sábado, junho 24, 2006

Questão nº 5

Susana pergunta:

"Como lidar com os governantes deste nosso lindo Portugal???"
(pergunta colocada por MICC-mail)

MICC responde:

Antes de mais, não me levará a mal que lhe sugira que deixe de utilizar sinais de pontuação repetidos. Por muito empolgada que seja uma exclamação!!! Por muito pertinente que seja uma pergunta??? E por muito indignada que seja uma exclamação - pergunta?!?! ... a repetição dos sinais é pura redundância.

A questão pode ser tratada sob diferentes perspectivas. A primeira seria a perspectiva formal. Nessa medida, deverá lidar com os governantes recorrendo aos títulos de licenciatura dos mesmos:
A saber: Eng. ; Dr. ; Lic. e Senhor que deixou o curso a meio (seguido do respectivo nome).

Mas admitindo que se referia à forma de lidar com os governantes em termos pessoais, o MICC revela-lhe, em primeira mão, as alcunhas pelas quais alguns deles se tratam mutuamente em situações informais, designadamente nos conselhos de ministros (mas não é para andar a espalhar).
José Sócrates - Regisconta
António Costa - Tó de Costas
Manuel Pinho - Nelo
Freitas do Amaral - Bocas
Mariano Gago - Professor Pardal
Correia de Campos - Xico da Naifa (ninguém sabe a origem desta alcunha, mas o facto é que pegou)

Há ainda o primeiro - ministro - sombra (cuja acção é decisiva, mas que é desconhecido de muitos) e que se chama Aníbal Cavaco Silva. No governo chamam-lhe "Um Figo".

Formador Miguel

Não descurando a anterior resposta mas assumindo ainda que, quando diz "lidar", se refere a algo como "manusear" ou "dar trato", aconselho o uso de extrema cautela.
Uma das principais regras é nunca os olhar directamente nos olhos, acto que pode ser considerado como agressivo.
Embora alguns Secretários de Estado sejam de trato dócil, aconselho também a utilização de um bastão como medida preventiva.

Na maioria dos casos ignore-os: poderão rosnar ou ladrar-lhe com tom ameaçador, mas se não fizer movimentos bruscos e se afastar calmamente não deverá haver problemas de maior.

Cuidado, porém, com os detentores de pastas relacionadas com dinheiros públicos: como machos-alfa, estes tendem a ser mais agressivos; por vezes chegam mesmo a atacar com movimentos rápidos e inesperados. Mantenha o seu IRS sempre à mão e esteja sempre preparada para, em caso extremo, os agarrar pela gravata e mostrar quem manda.

Lembre-se: os políticos conseguem cheirar o medo à distância e são normalmente atraídos por contribuintes isolados. Tente andar acompanhada sempre que possível.

Formador Carlos

Quer colocar uma questão ao MICC? Escreva-a nos comentários deste post ou então envie-a por email!