M.I.C.C.

Bem-vindo ao M.I.C.C. online, o serviço interactivo (grátis!) criado para resolver todos os seus problemas. ATENÇÃO: a utilização deste serviço digital deve ser complementada com a participação ao vivo num curso de formação intensiva dado pelos autores. Até ao fim de Setembro, estaremos todas as quintas, pelas 22.30, na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. Reserve já o seu bilhete. E os dos seus amigos. Como? através do nº 918971789 ou do mail fabricadepecas@gmail.com

sexta-feira, junho 30, 2006

Questão nº 10

susana pergunta:

"Como sobreviver aos exames nacionais do 9º, 11º e 12º?"
(aluna desesperada)

pergunta colocada no sistema de comentários

MICC responde:

Cara Susana,

Parece-me que está demasiado centrada no seu problema e, ainda por cima, incorre no erro de o analisar exclusivamente do seu ponto de vista. O segredo é relativizar. Coloque as coisas em perspectiva. Como? Experimente, por exemplo, pôr-se na minha pele (mas não abuse, porque eu sou um homem comprometido). Ora então, veja o seu problema do meu prisma:
Eu não vou ter dificuldades nenhumas em sobreviver aos seus exames do 9º, 11º e 12º! É-me completamente indiferente. Logo, e isto é uma questão de lógica pura, uma solução passaria por a Susana esquecer-se de si própria. Como? Mudando de identidade. Passe a ser outra pessoa. Eu oferecia-lhe a minha, mas já está ocupada.
Está a pensar: "Ah, muito bem, mas isso não me ajuda na minha questão pessoal!" É bem verdade. Não ajuda. Porquê? Porque a questão é isso mesmo: sua e pessoal.
Então, e como é que eu posso ajudá-la? Muito bem, agora, cabe a mim colocar-me na sua pele (também sem abusar, porque ainda não temos grande intimidade). Se eu fosse a Susana, seguiria um de três passos, a saber:
1. Preparava-me para os exames (pois, eu sei, estudar é chato e dá trabalho);
2. Recusava-me a fazer qualquer esforço, colocando o meu futuro nas mãos de Deus, mas a intervenção divina depende da genuinidade da sua fé e isso é difícil de aferir);
3. Optava pelo meio termo: um pouco de esforço aliado a um pouco de fé. Como? Copiando descaradamente. O esforço passa por escolher a pessoa certa para copiar (o que não é fácil, porque nem toda a gente que parece inteligente e informada... é realmente inteligente e informada) E uma pitadinha de fé: a expectativa de não ser apanhada.

Bem sei que esta lógica parece uma pescadinha de rabo na boca, mas a única maneira de ter a certeza de sobrevivência nesses exames volta a remeter-nos para a solução nº 1. Porquê? Porque tudo o resto é falível. Por outras palavras, se eu estivesse na sua pele (sem abusar!) optava pela solução rabo na boca. A Susana experimente fazer o mesmo! Pelo menos, terá a certeza que o que está em jogo será o seu rabo e a sua boca: duas partes da sua anatomia que lhe são familiares e que precisam de todo o seu carinho. Mas, atenção, eu não pretendo acarinhar nem o seu rabo, nem a sua boca! Faça deles o que bem entender.
Resumindo,

Boa sorte!

Formador Miguel

Quer colocar uma questão ao MICC? Escreva-a nos comentários deste post ou então envie-a por email!

2 Comments:

Blogger Tiago Abreu said...

Bom dia Srs Formadores. Já que suas iminências conseguem responder a tudo e dão-nos luzes para todos os assuntos, gostava que me respondessem à questão que todo o cidadão comum põe a si próprio. Já que dizem como morrer com estilo, podiam dizer para onde vamos depois dessa morte? E se morrer com estilo vamos para um sítio diferente do que se morrermos sem ele? cumprimentos
grandesquestoes.blogspot.com

12:21  
Blogger Axpegix said...

Ora, já que voces são os magos das questões, vou-vos complicar a tarefa colocado-vos questões que para as quais nem o meu psicólogo encontrou resposta:

De todos os meus hobbies descritos abaixo, a partir de hoje quero practicar só 1 ou 2 com mais frequência, deixando assim os outros para trás... mas a questão é: quais??

- Plantar erva daninha
- Provocar incêndios no verão
- Ir aos ninhos
- Ver se as galinhas têm ovo
- Tirar os cabelos do ralo da banheira
- Agrafar folhas (de Amoreira, daquelas que os bichos-da-seda comem)

Espero uma breve resposta de ajuda, para poder dar um rumo à minha vida e ser finalmente feliz!

11:52  

Enviar um comentário

<< Home