M.I.C.C.

Bem-vindo ao M.I.C.C. online, o serviço interactivo (grátis!) criado para resolver todos os seus problemas. ATENÇÃO: a utilização deste serviço digital deve ser complementada com a participação ao vivo num curso de formação intensiva dado pelos autores. Até ao fim de Setembro, estaremos todas as quintas, pelas 22.30, na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. Reserve já o seu bilhete. E os dos seus amigos. Como? através do nº 918971789 ou do mail fabricadepecas@gmail.com

quarta-feira, julho 12, 2006

Questão nº 11

José Gonçalves pergunta:

"Caríssimos Formadores Mestre,

Qual a melhor forma de fazer Zapping evitando as TVIs, os Canais Parlamento e TVshopping?

Será muito grave na formação do Cidadão Comum "omitir" este tipo de Canais? As Lacunas Culturais promovidas pela ausencia deste tipo de Canal podem decapitar irremediavelmente o "nosso" Know-How de cultura Geral?"

(pergunta colocada por email)

MICC responde:

Ao ler que não lhe agrada a TVI, o Canal Parlamento e a TV Shopping, percebi imediatamente que o caro José não aprecia programas de humor. Mas isso é um direito que lhe assiste. O José pergunta qual a melhor forma de fazer zapping. Pois muito bem, anote: Com o seu aparelho de televisão, deve ter vindo um objecto preto ou cinzento em forma de paralelipípedo cheio de botões. Não o deite fora! Esse objecto é normalmente apelidado de telecomando. Para que serve? Ora aí está! Serve para mudar de canal. E então, como fazer para mudar de canal? Exactamente: carregando nos botões. Cada número corresponde a um canal diferente. Procure ir pressionando os diferentes botões até encontrar um canal do seu agrado (o meu preferido, por ser dinâmico e divertido, é o teletexto da RTP). E como carregar no telecomando? Boa questão! Utilize uma extremidade do seu corpo que esteja disponível. As pessoas vulgares usam o dedo indicador. Claro que, se quiser ter um estilo próprio, pode recorrer ao seu nariz, aos dedos do pé ou a quaisquer outras extremidades que se encontrem livres (faço-me entender?).

Pergunta ainda se a sua cultura geral pode sofrer danos irreversíveis com a não utlização destes canais em particular. Meu caro, cada um faz o que quer com o seu canal. A sua cultura geral não ganha, nem perde, se decidir não dar qualquer uso ao seu.

Formador Miguel