M.I.C.C.

Bem-vindo ao M.I.C.C. online, o serviço interactivo (grátis!) criado para resolver todos os seus problemas. ATENÇÃO: a utilização deste serviço digital deve ser complementada com a participação ao vivo num curso de formação intensiva dado pelos autores. Até ao fim de Setembro, estaremos todas as quintas, pelas 22.30, na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. Reserve já o seu bilhete. E os dos seus amigos. Como? através do nº 918971789 ou do mail fabricadepecas@gmail.com

quarta-feira, julho 12, 2006

Questão nº 12

David Nelson pergunta:

"Boa noite. Venho por este meio solicitar aos senhores "formadores" a resposta às seguintes perguntas: Futebol - qual a razão de tanta popularidade deste desporto que move multidões, nomeadamente o cidadão comum? Como deve um cidadão cumum fazer para: Colocar uma girafa no frigorifico? Colocar um elefante no frigorifico? Após o rei leao convocar uma reuneao com todos os animais da selva, porque faltaram os elefantes? Se eu quiser atravessar um rio no meio da selva, onde normalmente habitam crocodilos, como devo proceder?"
(questão colocada por email)

MICC responde:

O Futebol, caro David, é um desporto cujas origens remontam à China antiga, onde era visto como uma forma de treinar soldados para a guerra. A única regra era: "Não vale matar o adversário". Nesses saudosos tempos, o Futebol era uma representação da luta, uma manifestação de virilidade e, atrevo-me a dizê-lo, uma forma de arte. Posteriormente, já em finais do séc. XIX/princípios do séc XX, o Futebol foi adoptado também no terceiro mundo, designadamente em Inglaterra. A expansão e a internacionalização deste desporto ocorrem a partir daí. Infelizmente, os ingleses decidiram suavizar esta forma de desporto e "efeminaram" o seu espírito, impondo-lhe regras, normas e mariquices inomináveis. Antes, um jogador ficava fora de jogo quando a sua cabeça decapitada era pontapeada para fora do recinto. Hoje em dia, é a pieguice que se vê... Pois muito bem, acredito que as multidões seguem este jogo na expectativa de verem um pouco do espírito pioneiro desses tempos. E, felizmente, mesmo com todos os constrangimentos das "regras" e dos "regulamentos" ainda há jogadores que não resistem a exibir os seus dotes guerreiros, para gáudio da plebe. Quem não viu, neste Mundial, Wayne Rooney pisar os testículos de Ricardo Carvalho? E por que razão acha que o jogador eleito como o melhor do Mundial foi justamente o único que soube usar a cabeça?

(As restantes perguntas encontram resposta no post intitulado "Regras Básicas do MICC" na parte subordinada às QUECAS.)
Formador Miguel